A partir deste domingo (08), a tarifa do Transcol será reajustada em 7,14%, passando de R$ 4,20 para R$ 4,50. O realinhamento de preços é necessário para cumprir o contrato de concessão do sistema, assinado em 2014, que prevê reajustes anuais no mês de janeiro.
Das regiões metropolitanas da Região Sudeste, até o momento, somente o Espírito Santo reajustou a tarifa, que ainda assim é menor do que as tarifas de São Paulo (R$ 5,10) e Belo Horizonte (R$ 6,60), ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, cuja tarifa, reajustada em janeiro de 2022, é de R$ 4,45. O último reajuste em São Paulo foi em janeiro de 2020 e, em Belo Horizonte, em janeiro de 2022.
A tarifa promocional aos domingos (pagamento com cartão cidadão) passará de R$ 3,65 para R$ 3,90 e o Bike GV sai de R$ 2,10 para R$ 2,25. O índice foi apresentado na reunião do Conselho Gestor dos Sistemas de Transportes Públicos Urbanos de Passageiros da Região Metropolitana da Grande Vitória (CGTRAN), colegiado que delibera sobre tarifa, na manhã desta sexta-feira (06), no auditório do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), em Vitória. O conselho tem representantes do Governo do Estado, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada.
Atualmente, o Sistema Transcol opera com 1,7 mil veículos na frota e, aproximadamente, 12,7 mil viagens diárias e 600 mil passageiros, por dia, considerando dias úteis. Com tarifa única para todo o sistema, é possível ir de Setiba, em Guarapari, até o Centro de Fundão, percorrendo cerca de 100 quilômetros.
Em 2021, o sistema foi ampliado, passando a operar as linhas que atendem ao município de Vitória. Como a Capital não tem um terminal, foi implantado o sistema de integração temporal que permite aos usuários de Vitória pagar uma tarifa e embarcar em linhas troncais (que vão de terminal a terminal), em pontos e vias pré-estabelecidos. O mesmo conceito foi aplicado para a melhoria da oferta de linhas em Viana, Cariacica e Serra.
Novos ônibus
Desde o início de 2019, o Governo do Estado vem desenvolvendo uma série de ações para modernizar o transporte público da Região Metropolitana da Grande Vitória, entre elas a aquisição de 650 veículos 0km, com ar-
condicionado para a frota do Sistema Transcol. Além disso, em 2022, foram adquiridos quatro ônibus elétricos que estão sendo testados e que, se aprovados, serão importantes para o programa de carbono zero do Estado.
Fórmula paramétrica
No contrato de Concessão do Transcol, está definido que os reajustes da tarifa são anuais e obedecem a uma fórmula de cálculo que leva em consideração custos, como mão de obra, combustível e veículos. Desde o último reajuste, em janeiro de 2022, a variação foi de 10% para salários; em média, 24,36% para o diesel; 20,52% para veículos; e 5,99% do IGP-DI.
A fórmula é constituída de um conjunto de índices de variações de preços dos principais insumos utilizados na produção e prestação dos serviços do Transcol, distribuídos da seguinte forma:
– 20% da variação do preço do litro de óleo diesel;
– 16% da variação dos veículos;
– 54% da variação dos salários de motoristas e cobradores;
– 10% da variação do IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade
Interna), calculado e publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A soma das variações desse conjunto de índices de preços, ponderado pelo peso de cada tipo de insumo, resulta no índice de variação do valor da tarifa que é parcialmente paga pelos usuários e parcialmente paga por meio de subsídios do Governo do Estado.
Histórico de Ações realizadas pelo Sistema Transcol 2019-2022
Janeiro 2019
– Anúncio da retomada de investimentos no Transcol:
Com uma dívida de R$ 360 milhões, o Sistema Transcol de transporte coletivo,
que opera na Região Metropolitana da Grande Vitória, deixou de realizar
investimentos, prejudicando a qualidade do serviço prestado à população. A
dívida foi acumulada entre 2015 e 2018, conforme verificou uma auditoria
realizada no final do ano de 2018.
– Anúncio da renovação de frota com veículos com ar-condicionado:
Entre os investimentos que seriam retomados, estava a renovação da frota do
Transcol, que ficou quatro anos sem adquirir veículos 0km para o sistema. E
mais, os novos veículos que seriam adquiridos dali em diante teriam ar-
condicionado e wi-fi a bordo.
Maio 2019
– Início da migração da tecnologia de bilhetagem para a implantação do
Bilhete Único Metropolitano:
Troca de validadores e migração dos cartões de bilhetagem usados no Sistema
Transcol
– Lançamento do Aplicativo Ônibus GV:
O aplicativo oficial do Sistema Transcol, com 100% de gestão dos consórcios e do Governo do Estado, disponibiliza informações relacionadas à previsão de horários; os itinerários das linhas; acesso ao wi-fi e entretenimento a bordo; lotação em tempo real; recarga e visualização dos pontos físicos de recarga.
Junho 2019
– Primeiros veículos com ar-condicionado entram em operação no
Sistema Transcol:
Os 20 primeiros veículos com ar-condicionado, de um total de 100 anunciados para a renovação de frota no cronograma de 2019, foram entregues e começaram a operar. Os veículos também foram produzidos por uma montadora no Espírito Santo, que expandiu a produção para atender à demanda de renovação de frota do Sistema Transcol, gerando mais empregos e renda no Estado.
Julho 2020
– Lançamento do CartãoGV, o Bilhete Único Metropolitano:
Um único cartão para acessar vários serviços. Este é o objetivo do Bilhete Único Metropolitano, o CartãoGV. Com tecnologia antifraude e outras vantagens, o CartãoGV passou a ser aceito no sistema Transcol e sistemas municipais existentes na época. Outra novidade foi a ampliação do número de pontos de venda e de recarga.
Até aquele momento, somente era possível adquirir um cartão ou efetuar a recarga em um dos cinco postos do GVBus. A partir do cartãoGV, foram mais 50 pontos de recarga, que aumentaram com o passar do tempo e hoje são mais de 200, incluindo site e aplicativo.
Outubro de 2019
– Concluída a renovação de frota programada para 2019:
Centésimo ônibus com ar-condicionado foi entregue, cumprindo a promessa de 100 novos veículos com ar-condicionado no Sistema Transcol no ano de 2019.
Dezembro de 2019
– Recarga do CartãoGV por aplicativo.
Março 2020
– Renovação e aumento da Frota do Bike GV:
A linha 400, que faz o serviço de transporte de bicicletas e ciclistas para a travessia na Terceira Ponte, ganhou cara nova e outras novidades. O layout interno foi revisto para acomodar mais bikes e a frota foi acrescida de mais um carro, visando à melhoria da oferta de viagens, especialmente nos horários de pico. Os veículos do Bike GV agora têm capacidade 17% maior internamente, passando de 17 para 20 lugares adaptados para a afixação das bicicletas.
– Início da Gestão da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) no
Sistema Transcol:
O Sistema Transcol adotou uma série de medidas, com conjunto de mais de 40 ações para diminuir o risco de contágio no transporte coletivo desde o início das restrições de circulação em decorrência da pandemia. Entre elas:
– Suspensão do dinheiro a bordo, pagamento exclusivo pelo CartãoGV;
– Distribuição de máscaras para a população nos terminais;
– Disponibilização de e-book com orientações sobre a doença;
– Botão de denúncia de não uso de máscara e lotação nos coletivos;
– Desinfecção diária dos terminais;
– Disponibilização do CartãoGV Pré-pago;
– Instalação de totens de álcool gel nos terminais;
– Aquisição de combustível para a operação dos coletivos.
Julho 2020
– Inauguração da nova Central de Videomonitoramento da Ceturb-ES:
A nova Central de Videomonitoramento, instalada na sede da Ceturb-ES, recebeu imagens das câmeras espalhadas nos terminais de integração, em tempo real. Passou a ser possível observar toda a operação do sistema e realizar as interferências necessárias para cada tipo de situação identificada, como, por exemplo, liberar carros extras para atender à demanda de uma determinada linha.
– Renovação de toda a frota do Serviço Mão na Roda e lançamento de
plataforma on-line de atendimento:
Aquisição de 24 novos veículos especiais que realizam o atendimento do Mão na Roda. O Mão na Roda é operado por veículos especialmente adaptados com elevadores hidráulicos e conduzidos por motoristas treinados para realizar o transporte com conforto e segurança, uma vez que receberam aulas de direção defensiva, relacionamento interpessoal e trato com pessoas com deficiência.
Outubro 2020
– Lançamento do Sistema InBus:
Nova funcionalidade do app ÔnibusGV —, o InBus mostra a lotação dos coletivos em tempo real. Pelo aplicativo, o usuário pode clicar no ícone correspondente à lotação no aplicativo para visualizar a imagem do interior do coletivo, em tempo real.
– Disponibilização de internet sem fio nos terminais.
Novembro 2020
– Governo do Estado recebe prêmio pelas ações do Transcol no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19):
O prêmio é promovido pela OTM editora, que todos os anos reconhece as melhores iniciativas implantadas pelos sistemas de transporte público do País. Segundo a OTM Editora, o protocolo de ações do Sistema Transcol está amparado num tripé estratégico de ações, que somam mais de 40 medidas implementadas e foi considerado um dos mais completos e vigorosos programas de apoio e sustentação ao transporte público brasileiro, durante o período de pandemia.
Janeiro 2021
– Lançada mais uma funcionalidade do app ÔnibusGV, que mostra os pontos de recarga do CartãoGV de maneira georreferenciada.
– Retomadas das operações do Terminal Itaparica:
O Novo Terminal Itaparica retomou as operações no dia 25 de janeiro de 2021, atendendo mais de 40 bairros do município de Vila Velha, em especial, a Região V, com 25 bairros atendidos. São 13 baias troncais e 21 baias alimentadoras em uma área total de 39.658,82 metros quadrados, sendo 28.780,62 metros quadrados de área pavimentada. A instalação tem quatro blocos de banheiros públicos masculinos e quatro femininos – com banheiros adaptados –, além de oito lojas.
Março 2021
– Suspensão temporária do transporte e operação especial da saúde:
Durante a fase mais crítica da pandemia da Covid-19, com diversas restrições, a operação do Sistema Transcol foi temporariamente suspensa por quinze dias para contribuir com a restrição de circulação de pessoas. Neste período, os coletivos do Transcol circularam exclusivamente para deslocamento dos profissionais de saúde, por meio de uma operação especial.
Abril 2021
-Retomada da renovação de frota com veículos com ar-condicionado:
Por conta da pandemia, a aquisição de novos veículos com ar-condicionado foi suspensa em 2020, sendo retomadas em 2021, após a realização de estudos que demonstraram a eficiência dos filtros do sistema de refrigeração dos coletivos na renovação do ar.
Maio 2021
– Ampliação do Sistema Transcol para atendimento da Capital:
Como a Capital não tem um terminal físico, a conexão entre as linhas alimentadoras e as linhas troncais se dá por meio de regras específicas. O usuário tem um tempo pré-determinado para realizar o segundo embarque, fazendo a conexão com as linhas troncais e vice-versa, sem precisar pagar nova tarifa, de acordo com a tabela de integração.
Agosto de 2021
Além dos 70 veículos entregues em abril, o Sistema Transcol adquiriu mais 230 veículos, completando as entregas da renovação de frota prevista para 2021 e recuperando o cronograma inicial (antes da pandemia). Todos eles são equipados com ar-condicionado, wi-fi e sistema Inbus, além do entretenimento a bordo.
Setembro 2021
– Sistema de conexões para linhas de Viana começa a funcionar:
Os moradores de Viana passaram a contar mais facilidade nos deslocamentos entre as regiões do município. O modelo de conexão temporal permite aos usuários do sistema se locomoverem entre os bairros, sem precisar ir ao Terminal Campo Grande. O modelo segue o mesmo princípio das conexões feitas em Vitória e reduz o tempo de viagem para os passageiros do Transcol.
Dezembro 2021
– Recarga do CartãoGV começa a ser feita também pelo PicPay:
Popular aplicativo de pagamentos fortemente disseminado no Espírito Santo passa a realizar recarga do Cartão GV.
Janeiro 2022
– Cobradores afastados na pandemia retornam ao trabalho nos coletivos:
Com um formato diferenciado, o Sistema Transcol passou a contar novamente com a atuação dos cobradores nos coletivos. Os profissionais retornam às atividades nos ônibus, fazendo a recarga do CartãoGV, via cartões de crédito e débito. O pagamento em dinheiro nos coletivos continua suspenso.
Abril de 2022
– Início da renovação de frota de 2022:
Os primeiros veículos da renovação de frota prevista para 2022 começaram a chegar para operar no Sistema Transcol.
Julho de 2022
– Atendimento do Transcol é ampliado para até o Centro de Fundão:
Com o CartãoGV, a tecnologia de Bilhetagem Eletrônica implantada no Sistema Transcol desde 2019, a operação do Transcol foi ampliada para o atendimento à população até o Centro de Fundão. Antes, o atendimento do Transcol acontecia somente até a região de Timbuí. Além disso, os usuários passaram a ter opções de conexões na Serra Sede para acessar os bairros do município, sem ter que passar pelo Terminal ou pagar nova tarifa.
Agosto de 2022
– Linhas que passam pela Avenida Leitão da Silva ganham novas possibilidades de conexões:
As Linhas 531, 536, 051, 052, 151, 172 e 241, que passam pela Avenida Leitão Silva, ganharam mais de 120 novas possibilidade de conexões em diversas linhas que fazem itinerários pelas avenidas Vitória, Maruípe e Nossa Senhora da Penha, garantindo a integração os terminais Vila Velha, Ibes, Itaparica, Jardim América, São Torquato, Carapina, Jacaraípe e Laranjeiras.
– Criadas novas conexões para linhas que realizam o atendimento às Regiões de Jardim Camburi (Vitória), Novo Brasil (Cariacica) e Marcílio de Noronha (Viana):
A região conhecida como Fazendinha ganhou mais uma opção de conexão para a região da orla de Camburi e da Avenida Beira-Mar. Quem embarca na linha 121, agora tem até 60 minutos para realizar o segundo embarque na linha 211, que atende a outra parte do bairro e que vai para o Centro da Capital pela orla, via Beira-Mar. E não parou por aí. Usuários que se deslocam entre Marcílio de Noronha (Viana) e Novo Brasil (Cariacica), com as linhas 913, 982 e 986 agora podem fazer a integração temporal com as linhas 724, 753 e 792, em ambos os sentidos e com tempo de integração de até 60 minutos.
– Frota de micro-ônibus que atendem bairros de Vitória recebe veículos
0km:
O Sistema recebeu 22 novos micro-ônibus, também com ar-condicionado para atendimento prioritariamente aos bairros da Capital Vitória. Outra novidade foi a apresentação do modelo de ônibus híbrido, que funciona com gás combustível e diesel.
Setembro 2022
– Chegam os primeiros ônibus elétricos do Sistema Transcol:
Quatro veículos modelos elétricos foram adquiridos pelos consórcios operadores para a operação no Sistema Transcol. O objetivo é testar o desempenho desse modelo para definir o planejamento de renovação e ampliação da frota para os próximos anos.
Outubro de 2022
– Começa a funcionar o CartãoGV Virtual:
O CartãoGV Virtual possibilita realizar o pagamento da tarifa usando o celular, por meio de QR Code diretamente no validador, sem a necessidade do CartãoGV físico. Quem ainda não tem o CartãoGV, ou pra quem saiu de casa sem ele, agora pode pagar a passagem e girar a roleta usando apenas o celular. Mas o CartãoGV continua sendo aceito em todos os coletivos e terminais.