O Parque Cultural Casa do Governador recebeu, na manhã deste domingo (30), o 1º Encontro de Ciclistas, coordenado pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). Mais de 200 ciclistas participaram do evento, que contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande.
Os participantes tiveram a oportunidade de assistir, pela primeira vez, ao documentário sobre a concepção e execução das obras de ampliação da Terceira Ponte e a implantação da Ciclovia da Vida “Detinha Son”.
O governador destacou a importância do planejamento para a execução deste projeto e seu papel transformador para a mobilidade urbana. “Para realizar uma obra dessa magnitude é preciso estar seguro daquilo que estávamos fazendo. Contamos com os melhores profissionais e nos cercamos das pessoas mais preparadas para fazer os debates técnicos”, lembrou.
“Hoje a Terceira Ponte funciona perfeitamente com a faixa exclusiva para ônibus e motociclistas. Acabou aquela confusão que a gente tinha na ponte e com o fim do pedágio, acabou também aquele acúmulo de motociclistas para pagar o pedágio. Foram mudanças importantes que tiveram um impacto positivo na mobilidade urbana. Essa é a razão de trabalharmos na vida pública: inovar e melhorar a vida das pessoas”, completou Casagrande.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, exaltou o papel do ciclista na mobilidade urbana e destacou as iniciativas do Governo do Estado para incentivar o uso da bicicleta:
“Os ciclistas são protagonistas na construção de um trânsito mais humano e sustentável. Temos investido em diversas iniciativas para promover a mobilidade urbana, incluindo a entrega de novas rotas seguras como alternativas para o deslocamento diário, incluindo ciclovias nas obras que realizamos. Assim foi na Rodovia das Paneleiras, na Avenida Leitão da Silva e no Portal do Príncipe. A Ciclovia da Vida é um exemplo claro desse compromisso, associada ainda ao aspecto social e com a ampliação da Terceira Ponte, que trouxe uma nova faixa por sentido, contribuindo muito para a fluidez no tráfego”, pontuou o secretário.
A Ciclovia da Vida tem desempenhado um papel crucial na mobilidade urbana, oferecendo uma alternativa segura e sustentável para a população. Desde sua inauguração, mais de 400 mil viagens foram realizadas por bike no trecho, promovendo um estilo de vida mais saudável e ativo, além de se tornar uma atração turística significativa.
Considerada um marco de transformação urbana, a ciclovia não apenas zerou o número de suicídios na Terceira Ponte, mas também melhorou o fluxo de trânsito entre Vitória e Vila Velha, facilitando a conexão entre as cidades.